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Novos mercados garantiram o bom desempenho da Dilutec em 2015

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Apesar da crise, empresa cresceu cerca de 10% no período



A Dilutec, uma das maiores fabricantes brasileiras de gelcoat (combinação entre resinas e pigmentos usada para dar acabamento às peças de compósitos), conseguiu driblar a crise econômica que o país atravessa graças à entrada em dois novos segmentos de mercado: náutico e piscinas. Em paralelo, observa Marcos Pannellini, gerente comercial, a empresa começou a atuar em nichos até então dominados pelas multinacionais – empresa 100% brasileira, a Dilutec mantém unidades produtivas em Piracicaba (SP) e Senador Canedo (GO).

“Nosso padrão de qualidade foi finalmente reconhecido, depois de três anos de investimentos em melhorias nas formulações. Isso permitiu que compensássemos a retração econômica do período e crescêssemos cerca de 10%”, ele afirma.

Além do gelcoat, a Dilutec fabrica thinner e distribui matérias-primas e equipamentos para o setor de compósitos. No caso do primeiro negócio, Pannellini nota que a manutenção dos volumes produzidos em 2014 é motivo para comemoração. “Com o thinner, atuamos em áreas mais suscetíveis à crise, como as de montagens industrial e automotiva. Mesmo assim, fechamos novos negócios que mantiveram estáveis os resultados”.

Em 2015, a operação de thinner da Dilutec contou com o reforço da partida da nova planta em Piracicaba – distribuída numa área de 12 mil m², a unidade ampliou em 200% o potencial instalado da empresa. “É uma fábrica modelo, construída a partir dos mais rigorosos critérios de segurança, e que tende a potencializar em 2016 os fornecimentos até então um pouco distantes, basicamente por falta de capacidade produtiva”.

Na raia da distribuição, uma das principais estrelas da Dilutec é a parceria com a BÜFAtec Spain, membro do grupo alemão BÜFA e um dos maiores fabricantes de equipamentos para a moldagem de compósitos do mundo. Com a crise e a consequente desvalorização do real, o volume de investimentos em maquinário caiu bastante. O que ficou de positivo, analisa Pannellini, foi a consolidação da marca BÜFAtec no Brasil.

“Empresas que adquiriram os equipamentos há mais de dois anos hoje concordam com o nosso principal argumento de vendas: o baixíssimo índice de manutenção. Isso vai nos ajudar a colocar mais unidades no mercado brasileiro a partir de 2016, principalmente da linha UNI 125, máquina que combina três tipos de processos: laminação, spray-up e injeção”, acredita o gerente comercial da Dilutec.

Pannellini destaca ainda os bons resultados conseguidos com a distribuição no Centro-Oeste de resinas da Ashland. “Temos nos posicionado muito bem, graças à excelente qualidade desses produtos”, completa.