Imprensa - Releases

Gelcoat da Dilutec atende às exigências dos estaleiros e dos proprietários de embarcações

 

 

Fabricar gelcoat náutico significa atender às necessidades específicas de dois clientes: o estaleiro e o usuário final. O primeiro busca o maior índice possível de repetibilidade, ou seja, uma performance que garanta a industrialização do processo e a redução do desperdício. O segundo deseja a combinação de resistência – mecânica e química – e beleza. A Dilutec, uma das maiores fabricantes brasileiras de gelcoat, tem conseguido atender a ambas as exigências com o Colorgel® Marine, produto baseado numa consagrada tecnologia internacional que a empresa fabrica no Brasil desde 2012. 

Esse bom desempenho baseia-se, em primeiro lugar, no excelente poder de cobertura do produto. Isto é, em quanto gelcoat fica no molde, e não na atmosfera. “A resina usada na fabricação do Colorgel® Marine tem elevada compatibilidade com estireno, o que implica em menor presença desse composto orgânico volátil na formulação. Por isso, seu nível total de emissão é de 6,7%, contra 13,6% dos gelcoats tradicionais”, compara Marcos Brambilla, gerente técnico da Dilutec. 
 

Dessa forma, o estaleiro que utiliza o Colorgel® Marine consegue uma taxa de eficiência na transferência para o molde superior a 90%, número que cai para menos de 80% na comparação com um gelcoat comum. “O Colorgel® Marine também chama a atenção devido à ótima fluidez e ao elevado índice tixotrópico, o que evita o escorrimento durante a aplicação em superfícies verticais”. 

Já para o cliente final, observa Brambilla, o dado mais importante é a resistência ao amarelecimento obtida no teste de intemperismo acelerado (QUV). “Depois de 1.000 horas, o Colorgel® Marine apresenta uma taxa de amarelecimento cerca de 50% inferior à do produto convencional, enquanto o seu índice de retenção de brilho é de 75%, contra 60% do gelcoat comum”. Brambilla ressalta ainda que todos os pigmentos usados no Colorgel®Marine – a Dilutec pode formular a cor que o estaleiro desejar – são isentos de metais pesados e garantem elevada resistência aos raios UV e ao intemperismo. 

Com a palavra, o estaleiro

 

Enquanto manteve uma fábrica em Angra dos Reis (RJ), o estaleiro francês Benetau contou com o trabalho de Tiago Mance, então chefe de laminação. De malas prontas para retornar à França, onde seguirá atuando na mesma empresa, Mance comenta que a experiência com o Colorgel® Marine foi bastante positiva. “Apresentávamos parâmetros bem particulares quanto à viscosidade e ao escorrimento, assim como em relação ao comportamento do produto durante a aplicação com gelcoateadeira, e todos eles foram plenamente atendidos pelo gelcoat da Dilutec”, ele lembra.

Com o sucesso da aplicação inicial, a Benetau passou a solicitar alguns desenvolvimentos para a Dilutec, a exemplo de novas cores e formulações de gelcoats para retoques. “Os resultados também foram totalmente satisfatórios”. 

Além de fabricar gelcoat, a Dilutec é distribuidora das resinas da Ashland na Região Centro-Oeste e dos equipamentos para a fabricação de compósitos da BÜFAtec Spain na América Latina. Em 2016, ficou entre as empresas mais votadas no Top of Mind da Indústria de Compósitos – categoria “Gelcoat”. Organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o Top of Mind é o principal prêmio do setor.