NOTÍCIAS

BÜFAtec Spain busca oportunidades no mercado eólico brasileiro

 

Em 2017, a BÜFAtec Spain, membro do grupo alemão BÜFA e uma das maiores fabricantes de máquinas para moldagem de compósitos do mundo, pretende expandir a sua atuação no Brasil por meio de negócios firmados com empresas do setor eólico. A BÜFAtec Spain está presente no país desde 2014, quando assinou um contrato de distribuição exclusiva dos seus equipamentos com a Dilutec.

“Desejamos repetir no Brasil a nossa bem-sucedida experiência de fornecimento aos fabricantes globais. Muito deles, inclusive, já atuam no país, o que simplificará as homologações dos nossos equipamentos”, afirma Rafael Recio, diretor da BÜFAtec Spain.

Do portfólio da empresa para a infusão, por exemplo, de spinners e nacelles, Recio indica a UNI 125. O equipamento tem capacidade para injetar 6 litros de resina por minuto – além de poliéster, pode trabalhar com epóxi, desde que seja trocada a bomba de catalisador. “É a máquina mais segura do mercado, pois todo o seu sistema é pneumático, e não elétrico, o que é fundamental para a operação em ambientes onde são manipulados produtos inflamáveis”.

Para a infusão das pás eólicas, a BÜFAtec Spain acena com a recém-homologada na Europa UNI 250. Com capacidade para injetar 12 litros de resina por minuto em diversos pontos do molde, o equipamento conta com um sistema que impede a infusão da pá sem catalisador, problema que costuma resultar na perda total da peça. “O valor de uma pá descartada é equivalente ao da UNI 250. Ou seja, a recuperação do investimento é muito rápida”, comenta.   

De acordo com Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec, a atuação da BÜFAtec no Brasil é suportada por assistência técnica local e estoque de peças para manutenção situado em Piracicaba (SP), em uma das plantas da Dilutec – a empresa também opera uma unidade em Senador Canedo (GO).

“Estamos bastante otimistas com a entrada da BÜFAtec Spain no mercado brasileiro de energia eólica. No momento, é difícil dar uma estimativa de quantas máquinas conseguiremos fornecer, mas a ideia é estar presente em todos os fabricantes locais de pás e demais componentes até o final do ano”, detalha.

Na ativa desde 1996, a BÜFAtec Spain já forneceu mais de 5 mil equipamentos em todo o mundo. A Dilutec, por sua vez, foi fundada em 1995 e, além de distribuir as máquinas da BÜFAtec Spain na América Latina, é distribuidora oficial de resinas da Ashland no Centro-Oeste e uma das principais fabricantes brasileiras de gelcoat e thinner.