NOTÍCIAS

Por que é importante usar gelcoats próprios para moldes

 

No setor brasileiro de materiais compósitos – um tipo de plástico de alto desempenho –, este é o período do ano no qual os transformadores costumam avaliar as condições dos seus moldes. Reparos são feitos e, quando não dá mais para consertar, novos moldes são produzidos. Porém, nem sempre os gelcoats próprios para esse tipo de aplicação acabam sendo especificados. “A escolha incorreta do gelcoat pode diminuir não só a vida útil do reparo, mas também a do molde em si”, alerta Marcos Brambilla, gerente técnico da Dilutec, uma das maiores fabricantes de gelcoat do Brasil.

Em primeiro lugar, é importante sempre ter em mente que o molde é fundamental para a fabricação de uma peça de compósitos de qualidade. Deve-se, portanto, utilizar na sua construção gelcoats especiais, que, no mínimo, resistam ao constante ataque do estireno presente na resina, apresentem elevada estabilidade térmica e boa resistência mecânica.

“Esse tipo de gelcoat deve suportar múltiplas desmoldagens, o que significa resistir às seguidas polimerizações do estireno e às consequentes mudanças de temperatura. Mais: deve aguentar torções e pequenos impactos sem deformar, trincar ou perder o brilho”, descreve o gerente técnico da Dilutec.

Ao confeccionar um molde, explica Brambilla, o principal objetivo é conseguir o maior brilho possível, para que as peças produzidas tenham perfeito acabamento e dispensem o retrabalho. “O custo de fabricação de um molde é muito maior do que o da peça em si, daí porque é necessário ter cautela no momento de selecionar as matérias-primas”.

Colorgel® ISO Molde e o Colorgel® Hard Shine

Do portfólio da Dilutec, dois gelcoats são ideais para a fabricação de moldes: o Colorgel® ISO Molde (laranja) e o Colorgel® Hard Shine (laranja, preto e verde). “Ambos são baseados em resinas especiais, sendo que o Colorgel® Hard Shine conta com uma blenda de polímeros éster-vinílicos na sua formulação, o que garante um índice de resistência química, mecânica e térmica ainda mais elevado”. Para decidir entre qual utilizar, o transformador deve levar em consideração alguns aspectos, como peculiaridades do processo de fabricação das peças, esforço a que o molde estará sujeito e o tipo de acabamento desejado.

“Os gelcoats para molde da Dilutec destacam-se pela facilidade de aplicação e excelente cobertura, em conjunto com os elevados índices de resistência a produtos químicos e solventes. Também garantem alto brilho durante muito tempo, o que diminui a necessidade de retrabalhos”, conclui Brambilla.